Palestras

O que é Matemática?

Ministrante: Humberto José Bortolossi - UFF

07/12/2017 - às 18h30min no Auditório Cristina Bastos

Resumo Currículo

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Matemática pelo IMPA e Doutorado em Matemática pela PUC-Rio. É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense e professor bolsista do CEDERJ, atuando em cursos de graduação (presencial e à distância), especialização e mestrado profissional. É coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro e membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Matemática. Atualmente tem se dedicado a questão do ensino de matemática e estatística com o uso de recursos computacionais.

Resumo

Pergunte a um amigo seu o que é Matemática. Muito provavelmente você ouvirá como resposta que Matemática é o estudo dos números e das fórmulas. Este é o senso comum com relação à Matemática. Mas será que Matemática é só isso mesmo? O que é Matemática, afinal? Tentaremos responder a esta pergunta analisando como pessoas diferentes em épocas diferentes definiram o que Matemática é. Por meio de jogos simples de tabuleiro (um acessível ao público em geral e outro acessível ao Ensino Médio), mostraremos dois exemplos que evidenciam as características principais de como a Matemática é considerada atualmente. Também abordaremos a questão da abstração em Matemática, de sua notação, aplicações e representações múltiplas.

Palavras-Chave: Matemática. História. Divulgação.

 

 

A Matemática Problematizada: a Matemática e seu Ensino como Práticas Sociais

Ministrante: Victor Augusto Giraldo - UFRJ

05/12/2017 - às 18h30min no Auditório Cristina Bastos



Resumo Currículo:

Possui graduação em Matemática (1991) e mestrado em Matemática Aplicada (1994) pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IM/UFRJ), e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação, com tese em Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática (2004), pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), com estágio de doutoramento no Institute of Education, University of Warwick, Reino Unido. Atua em pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em saberes docentes e formação de professores que ensinam matemática. Atualmente é professor associado do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde leciona desde 1995, já tendo atuado como Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática (1997 a 2000) e como Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Instituição (2006 a 2011, e 2015 até hoje).

Resumo:

Nesta apresentação, discutiremos três dicotomias que têm permeado, explícita ou implicitamente, o debate sobre formação de professores que ensinam matemática na literatura recente em Educação Matemática: saberes de matemática “pura” versus saberes de matemática para o ensinomatemática acadêmica versus matemática escolarmatemática problematizada versus matemática não problematizada. Alguns obstáculos têm sido apontados por essa literatura quanto ao não reconhecimento dos saberes de matemática para o ensino na formação de professores e quanto à subordinação da matemática escolar aos padrões de rigor da matemática acadêmica. Nosso argumento é de que tais obstáculos podem ser mais bem entendidos considerando-se um paradigma que tem dominado largamente o ensino de matemática, tanto na Escola como na Universidade: a concepção de matemática não problematizada, segundo a qual a Matemática é um corpo homogêneo de conhecimento, pronto e imutável, puro e apolítico, que sempre foi e sempre será da forma que é hoje, e que apenas se aperfeiçoa linearmente de um estado “mais primitivo” para um estado “mais avançado”. A matemática problematizada, em contrapartida, é uma concepção das matemáticas a partir das diversas práticas sociais que as constituem, e que põe em evidência as diversas condições culturais e políticas que determinam seus processos de produção.

Palavras-chave: Saberes Docentes - Matemática Problematizada - Práticas Sociais